Atibaia sedia congresso do VI Campeonato Estadual de Fanfarras e Bandas

Atibaia sediou na domingo, dia 26, o congresso que marcou a abertura do VI Campeonato Estadual de Fanfarras e Bandas, organizado pela Federação de Fanfarras e Bandas do Estado de São Paulo (FFABESP). Representantes de 40 municípios estiveram na cidade, além do vice-prefeito Ricardo dos Santos Antonio, do secretário de Cultura e Eventos, Edson Beleza, e do chefe de gabinete, Paulo Catta-Preta. A primeira etapa do campeonato acontece dia 28 de junho, em Atibaia. No congresso foram definidos o regulamento da competição e o calendário de eventos do ano.
Na abertura, houve apresentação da Fanfarra Municipal de Atibaia, sob regência dos maestros Rogério Brito e Felipe Ibraim, e também da Faminha. Durante o congresso, duas importantes personalidades no cenário estadual de bandas e fanfarras foram homenageadas: maestro Tenente Coronel Maestro Domingos Sacco (que, na década de 70, quando a fanfarra era ainda sediada na escola Major Alvim, ganhou o primeiro título nacional da cidade no campeonato de fanfarras) e o Professor Milton Pereira Lelis, o “Chocolate” (que trabalhou em Atibaia na década de 70).
À convite dos organizadores do evento, o ex-prefeito Beto Tricoli – hoje secretário de Urbanismo de Meio Ambiente –, ministrou uma palestra com o tema “Cultura como fator de desenvolvimento”. Atibaia hoje é considerada cidade-modelo em educação musical, graças a um projeto que nasceu em 2002 na Prefeitura, durante a gestão de seu governo. Com o “Música e Cidadania”, mais de 1.500 crianças das escolas da rede municipal aprendem música. Os alunos têm a chance de integrar pequenas fanfarras nas escolas e, dependendo de seu desenvolvimento, ingressar nos principais grupos musicais da cidade, como a Fanfarra Municipal, por exemplo.
O ex-prefeito destacou a tradição musical da cidade, destacando a banda de marchinha que, em meados de 1910, já acompanhava o Desfile de Bonecões. “Atibaia sempre foi musical. Além da banda de marchinhas de carnaval, temos a história das congadas, dos batuques”, enfatizou. “O projeto Música e Cidadania veio resgatar essa tradição. Graças à continuidade desse trabalho, hoje Atibaia é campeã mundial de fanfarras e possui uma orquestra sinfônica de excelente qualidade”.
Outra questão citada por Beto Tricoli foi a revitalização de outro grupo tradicional atibaiense, a Corporação Musical 24 de Outubro. “A banda entrava em dificuldades quando jovens músicos começaram a fazer parte do grupo. O projeto Música e Cidadania foi um dos responsáveis por essa renovação”, disse o ex-prefeito.


Fonte: Assessoria de Imprensa da Prefeitura de Atibaia

Dicas e partituras do Showbiz Grátis

Deseja receber dicas e partituras atualizada grátis no seu email. Inscreva-se Abaixo.

Nos respeitamos sua privacidade!

  • ROSE

    GOSTARIA DE RECEBER O RESULTADO DO CONCURSO EM ATIBAIA, POIS NÃO CONSIGO ACHAR O RESULTADO PELA NET

    OBRIGADA

    ROSE

    • Olá Rose, obrigado pelo seu comentário, acesse aqui
      para saber como ficou o concurso em Atibaia.

      Grato.