Showbiz - Home Studio Bonita
17/04/2024

Como começar no Home Studio sem gastar nada


Introdução

Então você quer começar a produzir suas músicas pensando em montar um home estúdio? Aqui é um artigo que eu estou preparando para você para entender como começar a produzir suas músicas sem gastar nem um centavo.

A primeira pergunta que surge quando a gente pensa em montar um estúdio é que vamos gastar muito dinheiro com equipamentos caros e por aí vai. Mas a verdade é que você não vai precisar de absolutamente nada além de seu computador e celular. Basicamente, isso, dependendo claro de seu estilo musical e obra a ser criada. Você já consegue criar suas músicas de modo profissional usando apenas o que você tem em mãos.

A tecnologia evoluiu muito. O mercado musical, com a Inteligência Artificial, tudo é possível para nos auxiliar e fazer nossas músicas em menos de 10 minutos.

Acredite se quiser, hoje isso é possível. Mas a questão que falei aqui nesse artigo é basicamente a qualidade. Isso é que vai diferenciar de um estúdio pequeno que gasta pouco ou home estúdio que gasta muito com equipamentos. Mas ainda assim, você gastando pouco dinheiro, acredito que dá para fazer coisas profissionais e com muita qualidade. Sou prova disso!

Navegando pelo site da BandLab, você vai encontrar diversos artistas que produzem suas músicas usando apenas A.I (Inteligência artificial) para auxiliar nas harmonias, melodias, notas e o celular para produzir e gravar.

O software BandLab evoluiu muito desde que publiquei meu primeiro vídeo sobre o assunto em nosso canal.

Vamos tentar te auxiliar um pouco a como começar a criar suas músicas e ter mais qualidade daqui para frente, usando o mínimo de equipamentos e gastando o mínimo em dinheiro com softwares.

1 - Notação Musical

Então, vamos começar falando do meu queridinho que é o MuseScore. Ele é um software de notação musical completo que você pode e acredito que deve, sim, começar por ele. Mas por quê? Se nem sei ler partitura ainda?

Não importa se você não sabe ler partitura. Importa é como você vai planejar a sua música, a sua composição. Enfim, hoje eu vejo essa parte como a mais importante em relação à música.

Se você já aprendeu a ler partitura, meus parabéns! Isso vai abrir uma série de coisas daqui para frente. Tudo será muito mais fácil para você.

2 - DAW

Tomando essa importante decisão, agora você pode partir para o próximo passo, entender como produzir de verdade. Já que você tá com sua música pronta e sabe o que vai tocar, as notas têm início, meio e fim, você já pode colocar a sua ideia em uma DAW (digital audio workstation). Esse é o próximo, mais importante, que eu considero hoje em dia para você fazer as suas músicas.

Existem vários. Eu, particularmente, já testei todos. E sim, é verdade. Eu já testei muitas DAWs. E a minha lista vai desde o ProTools ao Studio One, Reaper, GarageBand, FL Studio, Logic Pro X e Ableton Live. A lista é bem grande e sempre você vai ter uma dúvida ou outra em qual você vai querer utilizar.

Mas se fosse para recomendar uma, sem dúvida, é aquela que você consegue fazer os princípios básicos da produção. Afinal, todas elas você vai conseguir. Mas, em particular, eu gosto do Reaper, porque ele me oferece múltiplas plataformas. Então, se eu estou utilizando Mac OS, Windows ou Linux, eu vou ter ele lá por perto, com um preço acessível e com bastante recursos. Mas o único problema é que a curva de aprendizagem pode ser um impedimento para você.

Mas se você quer fazer algo que seja muito mais rápido e fácil de aprender, vai no BandLab. Que aí você tá no seu celular e utiliza no navegador. Ele oferece bastante recurso e já vem com bastante coisas prontas para você iniciar um projeto do zero a uma música bem profissional.

Conclusão:

Esse foi o nosso artigo. Existe mais algumas coisas que deveria mencionar aqui, porém vou deixar para parte 2. Quem dera eu tivesse um artigo como este quando comecei.

Fica a seu critério sobre comprar ou não equipamentos. Isso varia com o que você tiver fazendo. Mas não deixe de fazer cursos como esse do MuseScore e até mesmo estudar música. Seja criativo e faça suas músicas saírem do papel. Um forte abraço até a próxima.

Faça parte e receba nosso conteúdo musical