Cofaban é marcado por equilíbrio entre bandas participantes

08/07/2009 O concurso reuniu 31 corporações musicais

POÇOS DE CALDAS – A disputa acirrada nas principais categorias marcou o V Concurso de Bandas e Fanfarras (Cofaban), realizado no domingo (5), na praça Pedro Sanches, dentro da programação do JulhoFest.

O Colégio Municipal José Vargas de Souza, de Poços de Caldas, venceu a categoria Banda de Apresentação com 552 pontos, seguido da Banda Victor Cardinalli, também do município, com 545 pontos.

A Bamalo – Banda Marcial de Louveira -, venceu a categoria Marcial com 637, seguida da Banda Marcial do Senai de Limeira com 634 pontos.

Trinta e uma corporações musicais de Minas Gerais e do estado de São Paulo participaram do Cofaban em oito categorias: Banda Tambor, Drum Corps (metais), Drum and Mallets (metais e percussão), Especial, Transição, Banda de Apresentação, Fanfarra e Banda Marcial. O concurso começou às 8h e terminou às 19h15. O prefeito Paulo César Silva, o presidente Câmara de Vereadores, Marcus Togni, e a secretária de Turismo e Cultura, Tereza Navarro, fizeram a entrega dos troféus aos vencedores.

Thriller – A banda do Colégio Municipal José Vargas de Souza emocionou o público ao tocar “Thriller”, de Michael Jackson. O sucesso do rei do pop foi executado com os músicos usando máscaras e fazendo coreografias inventadas pelo cantor americano. A decisão de integrar a música ao repertório da apresentação foi tomada momentos antes da apresentação. A canção “Granada” também foi incluída de última hora, com solos de trompete dos jovens Matheus e Bruno.

Ailton Santana, instrutor da Banda José de Vargas Souza, disse que houve uma conversa entre os músicos e todos estavam conscientes do risco em trocar “New York, New York” e “Ezudus”, dois temas bem ensaiados, por “Thriller” e “Granada”, dois arranjos recentemente incluídos ao repertório. Segundo ele, ficou acordado que se as coisas não saíssem como previsto, não deveria haver cobranças. “Fiquei um pouco nervoso e ansioso devido ao risco, mas felizmente deu tudo certo”, comemorou.

Confira o resultado do concurso:

BANDA DE TAMBOR
1º LUGAR – FANAME – 360
2º LUGAR – BANDA LUIZ MARTINI – 359

DRUMM CORPS
1º LUGAR – DRUM GUARDIANS – 398
2º LUGAR – FANPA – 393,5

DRUM AND MALLETS
1o LUGAR – FANJYPE – 602,5
2o LUGAR – FANCALE – 517,5

CATEGORIA ESPECIAL
COMUTI – 591

CATEGORIA DE TRANSIÇÃO
1o LUGAR – FANFARRA MARCIO BRITO TRINCHA – 576
2o LUGAR – CORPORAÇÃO MUSICAL MOLINARI – 528,5

BANDA DE APRESENTAÇÃO
1o LUGAR – B.M. DR. JOSÉ VARGAS DE SOUZA – 552
2o LUGAR – B. M. MARCIAL VICTOR CARDINALLI – 545

BANDA MARCIAL
1o LUGAR – BAMALO – 637
2o LUGAR – BANDA MARCIAL DO SENAI DE LIMEIRA – 634

Via: http://www.abn.com.br/editorias1.php?id=50179

Dicas e partituras do Showbiz Grátis

Deseja receber dicas e partituras atualizada grátis no seu email. Inscreva-se Abaixo.

Nos respeitamos sua privacidade!

Marvio Rocha

<p>Nos somos um site apaixonado por música. Compartilhamos a arte de exprimir sentimentos através do som a mais de 9 anos. Junte se a nos!</p>