Começa domingo primeira Copa de Bandas e Fanfarras

Sob os aplausos de mais de duas mil crianças e adolescentes e dos acordes da banda marcial do Ginásio Pernambucano, o governador Eduardo Campos lançou ontem a 1ª Copa Pernambucana de Bandas e Fanfarras. O evento tem início no próximo domingo e vai até o dia 8 de novembro. As seletivas acontecerão em seis etapas e os vencedores de cada categoria receberão prêmios que variam entre R$ 1 mil e R$ 2 mil.

A Copa é promovida pela Secretaria de Educação, em parceria com a Associação de Bandas, Fanfarras e Regentes de Pernambuco. As eliminatórias serão realizadas nas cidades de Altinho, Paudalho, Camaragibe, Paulista e Recife. As bandas concorrerão em cinco categorias, que se subdividem em infanto-juvenil, juvenil e master. As três melhores de cada grupo receberão premiação em dinheiro, troféus e certificados.

O Governador explicou que a ideia de promover o concurso de bandas e fomentar a formação de bandas nas escolas estaduais surgiu ainda em 2007, enquanto assistia ao desfile do Sete de Setembro. Na ocasião, Eduardo mostrou-se preocupado com o número de participantes, um “tantinho assim”, lembrou.

Mais que incentivar a formação dos grupos, o concurso tem o objetivo de formar cidadãos e garimpar talentos: “Música é harmonia, é fundamental para o aprendizado no ambiente escolar. Pernambuco tem uma cena cultural maravilhosa e, com certeza, daqui vão sair grandes maestros e grandes músicos”, disse o Governador.

O secretário de Educação, Danilo Cabral, salientou o papel das bandas como agente de inclusão social: “Nós temos a clareza que a educação e o conhecimento vão além do ambiente da sala de aula, por isso a importância de nós valorizarmos as tradições e a cultura de Pernambuco”, explicou.

O anúncio da Copa gerou bastante expectativa nos alunos de escolas estaduais que compareceram ao Centro de Convenções. “A iniciativa do Governador foi bastante criativa e importante, nós estávamos precisando mesmo”, disse a estudante Kelly Amorim, integrante da banda do Ginásio Pernambucano.

via: http://www.fisepe.pe.gov.br/cepe/materias2009/ago/exec01190809.htm

Dicas e partituras do Showbiz Grátis

Deseja receber dicas e partituras atualizada grátis no seu email. Inscreva-se Abaixo.

Nos respeitamos sua privacidade!
  • felipe

    muito legal esse encontro mais como devemos nos escreve-mos para participar

  • wladyr vieira barret

    muito legal eu amo de coraçao mas eu gostaria de participar tambem com a minha fanfarra mas eu nao sei como faço para me escrever entre em contato com nosco obrigado pela atençao ve os nossos videos tambem no youtube valeu parabens 12/81143793ou 12/88373251

  • wladyr vieira barret

    e so colocar fanfarra faensp que tem todos os nossos videos falou valeu

  • Tiago Anderson

    Participo de uma Fanfarra em Cuité – PB e queria saber como se faz as inscrições desse concurso.

    A banda es chama Fanfarra Municipal Dona Domitila e tem apenas 3 meses de inaugurada, conta com cerca de 7 componentes entre metal, percussão e parte artistica (Dançarinas)

    Maiores informações sobre a banda entre em contato com a secretaria municipal de assistencia social de Cuité PB, desejo muito dessas informações

  • Tiago Anderson

    Participo de uma Fanfarra em Cuité – PB e queria saber como se faz as inscrições desse concurso.

    A banda es chama Fanfarra Municipal Dona Domitila e tem apenas 3 meses de inaugurada, conta com cerca de 75 componentes entre metal, percussão e parte artistica (Dançarinas)

    Maiores informações sobre a banda entre em contato com a secretaria municipal de assistencia social de Cuité PB, desejo muito dessas informações