Como ganhar dinheiro com música?

Muita gente rala muito pra conseguir ganhar o primeiro tostão com música. É preciso ter um amplo conhecimento do mercado musical para vive música.

Será que o musico é uma profissão que depende eternamente do acaso ou se estudarmos música de verdade temos o futuro garantido?

Então qual será a solução para vive de música? Arrumar um emprego de verdade para sustentar ela?

Como  ganhar dinheiro com música

Bem, eu diria a vocês meus caros que boa parte da música não é mantido pela propria musica. E sim por patrocínios e empresas que estão disposto à  pagar ($$$) sua música. Mais se você quer saber mesmo como as pessoas vive da música, ai vai uma ótima dica do nosso amigo Mauricio Luiz, que diz:

“Depende do que você quer para sua vida. Se você é uma pessoa de origem humilde a música pode te dar um ganho mensal próximo ao nível da sobrevivência, ou seja, você continuará pobre (e terá que dar aulas, tocar em barzinho música do Wando e Pagode, etc).
Se mesmo assim você se tornar um profissional com uma “gig” certa em uma grande banda (não no Babado Novo por exemplo), dará para você alugar um apezinho de quarto e sala em um subúrbio distante e pagar minimamente seus impostos e necessidades, como um plano básico de saúde, comprar um carro usado, vez por outra um equipo de médio preço (um pedal, por exemplo), mas não poderá pagar uma escola particular para seu filho (se você cometer a bobeira de ter um), ou comprar um apartamento ou carro zero.Se você é uma pessoa de classe-média e não tem parentes músicos ou não é “enturmado” e não toca como o Yamandú (ou seja, tem um talento realmente fora do comum), você descerá de classe social ou se manterá na mesma se tiver muita sorte ou trabalhar em estúdio e tocar numa banda cover grande como o Celebrare ou Soul de Quem Quiser, por exemplo.

Agora, se você é rico, faça o que quiser que dá, mas creio que aos 30 ou 40 você terá que largar a música para gerir as empresas de sua família. “

É colegas não é fácil, as dicas do Maurício, pode ser um pouco desanimadoras, mais em minha opinião acho que a música é sorte e talento. E muito estudo. É como falei no inicio desse artigo não podemos viver somente da nossa musica. Temos que ter apoios e patrocínios, mais como ter isso?

Bem claro que se você, for um músico de sucesso, qual empresa que não gostaria de ver sua marca ou produto sendo vista por milhões de pessoas. Digo isso não só com shows, mais sim com venda de cds, camisetas e internet. Isso vale para qualquer um tendo uma boa criatividade.

Boa sorte para todos vocês e viva las música!

Dicas e partituras do Showbiz Grátis

Deseja receber dicas e partituras atualizada grátis no seu email. Inscreva-se Abaixo.

Nos respeitamos sua privacidade!

  • Beatriz
  • thiagobater -basss servo de Deus

    caros amigos sobre o seu artigo eu discordo sabe porque se vc estiver pensando em ser músico profissional só tovando em bandas realemnte o seu comentario caira sobre ele, mais se vc ter uma visão de ser um músico profissional em licenciatura cursando uma faculdade ai meu amigo mauricio comece a mudar o seu conceito porque graças a Deus hoje a musica brasileira mudou de foco e rumo hoje vc pode viver muito bem como prof de musica em nosso pais e tato que as universidades federais aderiram a musica como disciplina e hoje nos poderemos trabalhas nas escolas como verdadeiros profisionais porque a partir desse ano de 2010 a musica será disciplina obrigatoria em nosso pais por isso irmão sim informe e não fale tão mal assim dessa arte tão maravilhosa ok e outra discordo a música não é sorte e talento e sim uma oportunidade profissional capaciotada o que ta faltando é pesoas dispostas a entrar no mercado de tranalho e trabalhar de verdade e não ver a musica só como instrumento de bares e shows para divertir o povo ela é uma profissão o rponto fica com Deus Jesus te ama e te chama todos os dias Desculpa ai ok as palavras duras rsrsrs

    • Caro Thiago, primeira gostaria de agradecer sua visita aqui no site. Você tem sua opinião pessoal. E eu até concordo com você em alguma coisa! Mais a visão do artigo é o que fazer quando não tem um mercado musical. Existe pessoas que não tem a mesma sorte. Vivem tentando fazer o possível. Até que chega um momento que da certo e eles acabam fazendo sucesso, ou você esqueceu da dupla: Zezé de Camargo e Luciano. Acho que o Filme os dos Filhos de Francisco explica tudo isso aqui ! Abraços e continue acessando e comentando!

      • Hugo

        Meu Caro SHowbiz e o tal de Mauricio Luiz!! Acho que seus conceitos de músico e mercado musical estao um tanto equivocados,
        o mercado é muito amplo e a falta de empregos formais nessa area pode
        ser visto tanto como um aspecto negativo quanto positivo depende do
        segmento, ponto de vista, conhecimento, dedicaçao e competencia
        (adquirida a partir da sua disposiçao de estudar) e da postura com que
        vc se coloca no mercado. Sucesso é diferente de “fama”, vc pode sim ser bem sucedido
        mesmo que seja dando aula no seu bairro, na universidade ou tocando em
        orquestra, fazendo baile,casamentos ou na churrascaria, bem como fazendo
        show com artistas renomados. Fama é outra coisa. E me desculpe amigo va
        se informar do que é ser MUSICO profissional, o seu exemplo é ridiculo e
        totalmente infeliz e uma ofensa a qualquer MUSICO de verdade.
        Independente de gosto musical, vc dizer num espaço voltado a musica como
        este aqui, que Zeze di Camargo e Luciano sao musicos mostra o tamanho da sua ignorancia, falta
        de estudo e convivencia com MUSICOS. Antes de falar besteria va estudar
        e se informar. Por acaso vc ja ouviu falar em Helio Delmiro, Jorge
        Helder, Itibere Zwarg, Guinga, Lula Galvão, Fabio Torres, Marcelo
        MArtins, Jesse Sadock, Silvia Góes, Serginho trombone, Proveta, Moacir
        Santos… dentre outros? Se liga mané e vai estudar, ou procurar sua
        turma e nao se meter em assunto que nao tem conhecimento.

  • thiagobater -basss s

    realmente vc tem razão mais bom seria a galera ir para o lado da licenciatura mais infelismente eles pensam muito em fama e se esquece que música é como outra disciplina qualquer é melhor vc ir para o lado do ensino doque para o lado da fama falow mano e continue assim levantando essa bandeira ok fica com Deus e lembre-se Jesus ama vcs todos e está voltando para nos buscar e quer nos levar para morara com ele em nome do Senhor dos Senhores o Senhor Jesus Amém.

  • NITON

    VI SEUS COMENTARIOS E CONCODO COM OS MANOS MUSICA ACONTECE NA VIDA DE QUEM GOSTA DELA E TOCA COM A ALM,A

  • nic0051

    Dá prá viver tranquilo de música? Resposta: não dá. Isso é lógico! A arte, de modo geral, não é valorizada no nosso país. Se você fala que vai dar aula de graça, aparecem um monte de curiosos. A partir do momento que você fala que vai cobrar e fala o preço, sai todo mundo correndo!

  • cara se entrar na musica com o seu pensamento é fracasso garantido não só na musica mas em qualquer outro negócio.

  • Tom

    Muitos erros de língua portuguesa para pouca matéria.