Saxofone Soprano

5 dicas de saxofone que todo o iniciante precisa saber – Guia Completo

Olá Showbiz, muitos iniciante no Saxofone, tem dúvida na hora de escolher um instrumento. Em sua maioria tem uma serie de tamanho e nomes que sempre gera dúvida tipo: Sax Soprando, Sax Alto, Sax Tenor e Sax Barítono.

Estou escrevendo esse artigo para ajudar um pouco aqueles que desejam aprender e estão procurando por um Saxofone.

Família do Saxofone

A escolha de um saxofone é muito pessoal vou primeiro falar sobre cada um deles, para que vocês possam ter uma ideia de  qual instrumento escolher.

 

1. O sax soprano reto

Saxofone SopranoPelo seu som e sua extensão mais aguda, este sax é preciso um pouco mais de técnica, tanto em sua embocadura quanto em sua postura musical. Se você é iniciante no saxofone, este sax não é recomendado para você! A sua afinação é em Bb

 

 

 

 

 

2. O Saxofone alto (Indicado para iniciante)

Saxofone Alto
O Saxofone alto é o mais simples e comum, tem uma mecânica mais leve para soprar referente ao sax soprando. O Saxofone alto é o mais indicado para iniciante, pois existe diversos materiais na internet e geralmente sua afinação é por Eb

3.  O Saxofone tenor

 

Saxofone TenorO Saxofone tenor, é um pouco mais grave em relação ao soprano e alto, esse instrumento precisa de um pouco mais de controle no diafragma ou seja soprar muito, depois que você consegue esse controle com  pratica torna-se fácil sua execução.

 

 

 

 

4. Saxofone barítono
Iniciante no Saxofone barítono
O Saxofone barítono, em sua maioria tem um timbre suave e é o baixo entre o quarteto. No entanto é preciso relaxar a embocadura para ajudar nas notas mais graves. Sua afinação é dado por: Eb

5. Outros tipos de saxofone

Entre o quarteto apresentado anteriormente, ainda existe outros tipos de saxofone, entre eles estão: Sopranino, Sax Baixo e Sub Contrato.

Conclusão

Se você é um iniciante no saxofone, e deseja estudar o instrumento, lembre-se que uma boa boquilha e palheta faz toda a diferença no som produzido pelo seu instrumento. Além de contar com sua embocadura e necessário verificar sempre um seu ponto de afinação entre a boquilha e tudel já que o saxofone é um instrumento temperado.

 

Bônus Método de Sax Erudito

[wpfilebase tag=file id=509 /]

Espero ajudar e boa sorte nós estudos de saxofone.

 

Há, não se esqueça de compartilhar esse artigo para seus amigos.

Um Abraços!

Dicas e partituras do Showbiz Grátis

Deseja receber dicas e partituras atualizada grátis no seu email. Inscreva-se Abaixo.

Nos respeitamos sua privacidade!

showbiz

<p>Nos somos um site apaixonado por música. Compartilhamos a arte de exprimir sentimentos através do som a mais de 9 anos. Junte se a nos!</p>

  • Joseph Khozta

    O shwobiz é de primeira qualidade: a parte teórica,os exercícios e os procedimentos didáticos,pedagógicos e metodológicos.
    Porém, o instrumento que adoro e estou tentando aprender, a Gaita/HARMONICA BLUES,nunca aparece…Seria tão bom –
    se fosse dedicado uma atençao à gaita diatônica ou mesmo cromática. Obrigado pela atenção.