Itiberê Orquestra Família

Violino, violoncelo, viola, piano, sanfona, escaleta, flauta, flautim, voz, guitarra, clarineta, clarone, saxofones, trombone, violão, viola nordestina, cavaquinho, bandolim, baixo elétrico, bateria e percussões se misturam na formação inusitada da Itiberê Orquestra Família, na qual alguns dos músicos são multi-instrumentistas e se revezam em suas funções. Além deste misto de instrumentos clássicos, regionais e de big bands, diversos outros fatores a distinguem de uma orquestra convencional.

O grupo foi formado em 1999, a partir do encontro de Itiberê com os primeiros músicos de sua Oficina de Música Universal, oferecida de forma permanente nos Seminários de Música Pro Arte, instituição cultural que realiza, entre outras atividades, cursos de música no bairro de Laranjeiras, Rio de Janeiro.
Itiberê Zwarg é líder do grupo e responsável pelas composições, arranjos, regência e direção musical. Na Orquestra toca piano, baixo, bateria e escaleta. É também integrante do Hermeto Pascoal e Grupo – a chamada “Nave Mãe” – há 30 anos, onde se iniciou na renovada concepção musical criada por Hermeto, a Música Universal.
Família é o nome que melhor expressa a grande afinidade musical que existe entre Itiberê e os músicos de sua Orquestra. Hermeto já considerava uma “família” os diversos “irmãos de som” que partilharam de sua convivência e do aprendizado na prática da chamada “Escola Jabour”, casa de Hermeto no bairro Jabour, Rio de Janeiro, que abrigava os ensaios de seu grupo. Os músicos da Itiberê Orquestra Família, “netos musicais” de Hermeto Pascoal, aumentam esta família e contribuem, junto a outros grupos, para a difusão da Música Universal no Brasil e no mundo.

Visite: www.itibereorquestrafamilia.com.br

Dicas e partituras do Showbiz Grátis

Deseja receber dicas e partituras atualizada grátis no seu email. Inscreva-se Abaixo.

Nos respeitamos sua privacidade!

Marvio Rocha

Nos somos um site apaixonado por música. Compartilhamos a arte de exprimir sentimentos através do som a mais de 9 anos. Junte se a nos!