Militar reformado e ex-pracinha relembram desfiles de 7 de Setembro

A Avenida Júlio de Castilhos era o palco. Os uniformes eram impecáveis. As roupas da plateia eram sociais. Esses elementos faziam parte do cenário dos primeiros desfiles de 7 de Setembro em Caxias do Sul. Nesta segunda-feira, o patriotismo volta para a rua com desfile que se inicia às 14h, em Caxias. Cinquenta e uma entidades vão participar.

A primeira celebração à Pátria ocorreu em 1938. Fotografias conservadas no Arquivo Histórico Municipal João Spadari Adami mostram que o primeiro desfile foi na principal avenida da cidade, toda de paralelepípedos, assim como é atualmente. A maioria dos participantes pertencia a empresas da época, como as metalúrgicas Eberle e a Gazola, Travi & Cia.

Não havia arquibancada e a plateia se aglomerava na frente da Praça Dante Alighieri, que tinha luminárias semelhantes as de hoje e pequenas árvores. As pessoas também ficavam em frente a prédios e nas sacadas dos edifícios. Os homens desfilavam segurando os chapeus nas mãos. No desfile do ano seguinte, chama a atenção um grupo de funcionárias da metalúrgica Gazola: todas vestidas de branco, estendiam o braço em direção ao palco das autoridades.

via: http://www.clicrbs.com.br/

Dicas e partituras do Showbiz Grátis

Deseja receber dicas e partituras atualizada grátis no seu email. Inscreva-se Abaixo.

Nos respeitamos sua privacidade!