O Som das Bandas – Novo programa da Rádio MEC

 

O Som das Bandas

A Rádio MEC AM lança neste domingo, dia 8 de maio, às 15h, o programa O Som das Bandas – Balançando o Coreto, que tem a missão de resgatar e divulgar a importância das bandas de música para a cultura do País. Com uma programação quinzenal, o Som das Bandas conta com repertório de compositores e arranjadores exclusivamente brasileiros e reúne bandas de todo o Estado do Rio de Janeiro. Assim, transmite uma banda diferente a cada edição, dando visibilidade e fortalecendo o segmento. No comando do programa, Eduardo Wermelinger, coordenador geral da Associação de Bandas de Música do Estado do Rio de Janeiro, comenta detalhes das músicas interpretadas e relata curiosidades e o universo cultural da banda convidada.

No programa de estreia, a Banda Filarmônica do Rio de Janeiro, a mais nova do cenário musical fluminense. Composta por músicos da cidade e do interior do estado e sob a batuta do maestro Antônio Henrique Seixas, escolheu para a apresentação obras de Anacleto de Medeiros, Villa-Lobos, Severino Araújo, Guinga e Aldir Blanc, Hermeto Pascoal, Jorge Ben Jor, José Ursicino, conhecido como Mestre Duda, e José Carlos Ligiéro. O segundo programa, no dia 22 de maio, terá como convidada a centenária Banda da Sociedade Musical Nova Aurora.

Produzido pela Associação de Bandas de Música do Estado, em convênio com a EBC – Empresa Brasil de Comunicação, O Som das Bandas será inicialmente transmitido pela Rádio MEC AM e, em breve, nas demais emissoras públicas da EBC, além de afiliadas e filiadas da Associação das Rádios Públicas do Brasil – ARPUB em todo território nacional.

Grandes maestros começaram em Bandas de Música

As bandas de música sempre tiveram um importante papel no cenário musical brasileiro e continuam presentes por todo o Brasil, também como um instrumento de entretenimento da população, participando de movimentos políticos, acontecimentos religiosos, cívicos e sociais. As bandas também sempre tiveram, e ainda têm, uma importância fundamental na formação e revelação de novos músicos e talentos. O compositor Carlos Gomes, autor de O Guarany, foi músico de banda em Campinas, São Paulo, sua terra natal. Outro integrante de banda foi o maestro da Orquestra Sinfônica Brasileira, Eleazar de Carvalho. Ele tocava baixo-tuba na Banda dos Fuzileiros Navais.

Via: Radio Mec

url:www.radiomec.com.br/novidades/?p=11096

Dicas e partituras do Showbiz Grátis

Deseja receber dicas e partituras atualizada grátis no seu email. Inscreva-se Abaixo.

Nos respeitamos sua privacidade!

Marvio Rocha

Nos somos um site apaixonado por música. Compartilhamos a arte de exprimir sentimentos através do som a mais de 9 anos. Junte se a nos!