Reuni abre vagas para Licenciatura em Música

Desearia haberte conocido antesCurso oferecido no Vestibular Especial prepara professores para atuarem na educação básica e escolas especializadas no ensino de música

O Programa de Apoio ao Plano de Reestruturação e Expansão das Universidades Federais (Reuni) oferece um novo curso para os interessados: Licenciatura em Música.

O curso de formação de professores para o ensino da música faz parte do Vestibular Especial da Universidade Federal da Paraíba, período 2009.2. As inscrições podem ser feitas até o próximo domingo (12), e as provas serão aplicadas dias 2 e 3 de agosto. São oferecidas 15 vagas para o turno diurno (manhã/tarde), no campus de João Pessoa.

O curso

O objetivo geral do curso de Licenciatura em Música é formar professores para o ensino de música, habilitando-os para atuação em escolas de educação básica, escolas especializadas da área e demais contextos de ensino e aprendizagem da música.

Os objetivos específicos são: atender às demandas e às necessidades profissionais relacionadas ao ensino da música na região; proporcionar um conhecimento amplo da área, possibilitando aos alunos uma formação abrangente que contemple universos distintos do ensino da música; desenvolver a capacidade reflexiva na área de Educação Musical com base em projetos que inter-relacione ensino, pesquisa e extensão; possibilitar vivências em situações de ensino e aprendizagem nos diferentes contextos da área de Educação Musical.

E ainda: ampliar as perspectivas de atuação docente, de forma que o aluno possa pensar e atuar na Educação Musical a partir de um conhecimento interdisciplinar; proporcionar que o estudante seja capaz de lidar com a multiculturalidade oriunda das diferenças culturais de cada sociedade e dos distintos contextos de ensino e aprendizagem da música; capacitar docentes para atuar na sociedade, com base em valores da humanidade, da natureza, da ciência e da ética.

As aulas de práticas interpretativas são nas áreas de Instrumento (clarinete, contrabaixo, fagote, flauta transversal, harpa, oboé, percussão, piano, saxofone, trombone, trompa, trompete, tuba, viola, violino, violoncelo, flauta doce, cavaquinho, viola caipira, violão, cravo e outros instrumentos que sejam incorporados) e Canto.

Podem se inscrever os egressos do ensino médio que tenham como finalidade habilitar-se para o ensino de música em escolas de educação básica, escolas especializadas e/ou profissionalizantes de música e demais contextos de práticas educativo-musicais.

A duração do curso é de no mínimo quatro anos e, no máximo, seis anos. O limite de créditos por período é de no máximo 30 créditos e, no mínimo, 16 créditos por período letivo, excetuando-se os casos julgados excepcionais pelo Colegiado do Curso.

Perfil do profissional

O egresso do Curso de Licenciatura em Música da UFPB será essencialmente um professor de música, estando apto a atuar em escolas de educação básica, escolas especializadas da área, atividades de ensino não-formal e demais contextos de ensino e aprendizagem da música.

Esse profissional será dotado de formação intelectual e cultural, crítica e competente em sua área de atuação, com capacidade criativa, reflexiva e transformadora nas ações culturais e musicais inerentes ao seu mercado de trabalho e ao mundo contemporâneo.

Além da docência o licenciado em música poderá exercer atividades como músico, pesquisador, agente-cultural e outras especificidades do campo da música.

O Curso de Licenciatura em Música proporciona um vasto conhecimento musical possibilitando o desenvolvimento de competências que lhe permitirão, enquanto profissional, além da atuação como professor, desenvolver atividades mais amplas no campo da música. Assim, os egressos deste Curso terão, principalmente, as seguintes competências e habilidades:

Campo de atuação

O campo de atuação do Licenciado em Música é constituído por escolas de educação básica, escolas especializadas no ensino de música, ONGs (terceiro setor), associações comunitárias, igrejas, produtoras de eventos culturais, emissoras de rádio e televisão, espaços não-formais de ensino da música, bem como empresas e demais instituições que ofereçam projetos de Educação Musical e outras atividades musicais (musicalização, ensino de instrumento, formação de corais e de grupos instrumentais, musicoterapia etc.).

O coordenador do curso de Licenciatura em Música da UFPB é o professor Vanildo Mousinho Marinho.

Informações pelo fone (83) 3216.7916.

Via: www.agencia.ufpb.br

Dicas e partituras do Showbiz Grátis

Deseja receber dicas e partituras atualizada grátis no seu email. Inscreva-se Abaixo.

Nos respeitamos sua privacidade!

Marvio Rocha

<p>Nos somos um site apaixonado por música. Compartilhamos a arte de exprimir sentimentos através do som a mais de 9 anos. Junte se a nos!</p>