Saxofone instrumentos transpositores em Eb e Bb

Tranaportar o Instrumento em tons e semitons

Salve amigos e músicos saxofonista de todo o Brasil, hoje venho trazendo uma matéria muito legal e útil a todos, que gostaria de fazer sua transposição de instrumento.

Bem, estava lendo ao artigo muito legal de Paul R. Coats, ele tira a dúvida do Jonathan, que gostaria de saber como faz para casar um instrumento com o outro sem ter aquela grande diferença no som! Isso se chama tranposição.

Bem, pensando na filosofia do nosso colega Paul R, Coats ele mosta que para fazer a comunicação dos instrumentos transpositores, deve-se colocar abaixo três semi-tom.

Por exemplo um instrumento em Eb, um clarinete soprano em Eb… Para uma música iniciando em um tom de F, nós contamos três semitons abaixo. E é dois semitons abaixo, Eb é um semitons abaixo então o tom da música sera de D.

Veja o exemplo abaixo:

Sax Instrumento em tom de F

Observe novamente. A música em um tom de A você contaria três semitons abaixo A, que é G#, F#

o tom é F#

Sax Instrumento em tom de G
Vamos ver também os instrumento em Bb, por que você é o instrumento chefe, de sua seção e pode em algum momento colocar um sax soprano a um sax tenor. Para todos os instrumentos em Bb incluído saxofones soprano e tenor. Contam-se dois semitons. Então F é o tom da música. De um semitons, F#, dois semitons para G. Então se a música é em um tom de E, D seria a do Sax tenor…

Espero que possas ter ajudado vocês … Abraços e gostaria de agradecer o carinho de todos vocês que acessam o nosso site. Lembrando que para esse ano ainda tem muita coisa a fazer, essas mudanças vão acontecendo ao longo do período e cada um de vocês vai ganhar e muito em qualidade musical podem ter certeza 😉

Por Marvio Rocha

Dúvidas? [email protected]

Dicas e partituras do Showbiz Grátis

Deseja receber dicas e partituras atualizada grátis no seu email. Inscreva-se Abaixo.

Nos respeitamos sua privacidade!

Marvio Rocha

Nos somos um site apaixonado por música. Compartilhamos a arte de exprimir sentimentos através do som a mais de 9 anos. Junte se a nos!