Tutorial Musical – As 7 notas da harmonia

Salve galera do Showbiz, tudo bem, vamos aqui com uma dica, muito importante, para todos vocês. Vamos entender as 7 notas da harmonia musical.

Se você ainda, não está acostumado a tocar com os acordes ou ainda não conhece os acordes. Eles são importantes para formarmos uma harmonia com três notas, ou seja, se você tem uma escala:

  1. dó(1)
  2. ré(2)
  3. mí(3)
  4. fá(4)
  5. sol(5)
  6. lá(6)
  7. sí(7)
  8. dó(1)

Construirmos um acorde de três notas (“tríade”) em cada uma das notas, você vai ter sete harmonias.

 

Em cada acorde, vamos começar com a primeira nota da escala, que se torna  o acorde principal, e então tomar todas as nota da escala, até que tenhamos outras três notas.

harmonia

Agora vamos começar o segredo, a tabela abaixo mostra as sete harmonias, as notas da escala que estão em cada um, e se ele é maior, menor ou diminuído:

1 1 – 3 – 5     maior
2 2 – 4 – 6    menor
3 3 – 5 – 7    menor
4 4 – 6 – 1     maior
5 5 – 7 – 2    maior
6 6 – 1 – 3     menor
7 7 – 2 – 4    diminuto

Esses acordes são os sete harmonias da música ocidental, e todas as músicas que você ouve – popular, country, clássica / ocidental, seja qual for, o efeito usando, e alguns outros “secundárias” harmonias com elas relacionadas.

 

Na música harmonizada, uma nota na melodia da vida é dada por uma sondagem das harmonias, que contém a nota particular. Se a nota da melodia é a nota 6 da escala, por exemplo, poderia ser harmonizado com 6, 2 ou 4, porque os acordes têm nota 6 no-las. Mas o efeito será muito diferente, dependendo de qual for usado.
Por enquanto você não tem que se lembrar que as notas são de cada um destes acordes, apesar de que será muito útil para conhecer mais tarde como você tirar a sua compreensão a um nível mais profundo.

 

Quando você aprender a tocar violão, você aprende o dedilhado de várias cordas, e você desenvolve uma idéia de quando usar cada um. Você não se incomoda se lembrar ou até mesmo a aprendizagem em todas as notas reais que estão em cada um desses acordes, porque não é necessário para suas finalidades.

 

Nós vamos usar um processo muito semelhante aqui, exceto que não há nenhuma dedilhados de guitarra e de aprender. Estamos preocupados apenas com a aprendizagem quando usar cada um dos acordes, ou equivalente, como reconhecer os sete harmonias de acordes da música que ouvimos.

Conteúdo adptado para o Showbiz
Via: Musica Wareness

Dicas e partituras do Showbiz Grátis

Deseja receber dicas e partituras atualizada grátis no seu email. Inscreva-se Abaixo.

Nos respeitamos sua privacidade!

Marvio Rocha

<p>Nos somos um site apaixonado por música. Compartilhamos a arte de exprimir sentimentos através do som a mais de 9 anos. Junte se a nos!</p>

  • josé martins

    O tutorial musical " As 7 notas da Harmonia " mostrou de maneira simples e prática a base da formação da harmonia.Eu estudo teclado e tenho muita dificuldade em conseguir partituras de boa qualidade . Tinha pensado que se eu soubesse harmonisar poderia usar partituras de piano(muito mais fácil de encontrar)harmonisando-as,cifrando-as e,assim teria uma partitura para teclado.Como o tutorial apresentado foi só uma introdução gostaria de saber se haverão mais artigos complementares,ou como poderia adquirir o estudo completo do assunto,que ao meu ver é de grande relevancia,para todo tecladista bem como todo aquele que quer se aprofundar no assunto.Parabens pela idéia ,abraços

    J.M.Bertelli

    • Olá José,

      Obrigado pela participação no Showbiz, vamos sim, continuar com o assunto. No próximo mês nós vamos lançar um curso de teoria musical, mais básico! O assunto da harmonia, é importante sim, para qualquer musico! Continue acessando até a próxima…

  • Carllos Porttugal

    Só para tirar uma dúvida: Li acima a harmonia da nota 1(dó) no caso designada como 1-3-5 (dó-mi-sol) como menor, não seria maior?

    • Oi Carllos, Obrigado pela correção! Está correto 1-3-5 é maior e já foi corrigido!

  • Pingback: Os Segredos dos Arpejos Musicais | Showbiz()