Tutorial Musical – As Expressões Musicais

Aprender Partituras

Boa tarde, bom dia e boa noite! Para todos vocês, bom esse mês de maio passou rápido não é mesmo? Creio que nem deu tempo de trazer as partituras de casamento, que é muito solicitado nesse mês! Mais já que passou vamos deixar para próxima e trazer partituras de quadrilhas e musicais românticas, para o dia dos namorados! Por que não? E nós pensando em repertório, mais esquecemos da teoria musical, não é mesmo?

 

E você já estudou teoria musical hoje? Sabe que é chato, mais a teoria musical é fundamental, assim como no primário escolar, aprender a ler, escrever é fundamental e na música não é diferente, pelo contrario é um pouco mais difícil, não é para qualquer um, se não tivermos uma boa educação musical, o aluno acaba desistindo logo nós primeiros compassos!

 

Mais chega de assunto contraditório e vamos logo o que interessa! As expressões musicais. Você já ouviu falar? Se já ouviu, utilizou dessas expressões? Deve imaginar… Será que aqueles símbolos, são apenas enfeites, para  minha partituras?

 

Se essa é sua dúvida! As expressões, é muito importante, na execução de suas musicais, ela enfeita tudo,ops! Quero dizer o som! Fazendo com que ele fique cada vez mais brilhante e o publico ouve bem! Eu costumo ver partituras de compositores gospel seca, sem mesmo um [PP] para dar aquele tom baixo na música! Sem isso, não tem como entender que a música, deve ser tocada baixinha….

 

1) Introdução

 

No metodo de Nouvelle para violino. Diz:

 

”  O arco pode expressar os sentimentos da alma, mas além de não haver sinais que indicam que eles, esses sinais, ainda que se inventar, se tornaria tão numerosos que a música,

já tão cheia de indicações, seria uma massa cheio de mofo, que olhos, quase impossível de decifrar.

Eu deveria me considerar feliz se eu pudesse chegar a um aluno que ouve, através de um pequeno número de exemplos, a diferença entre mau e pessímo, pessímo e bom, bom e excelente, na diversidade das expressões que se podem dar a essa passagem.”

 

Entendido isso , vamos passar aqui, algumas expressões que podemos interpletar na nossa música!

 

2) O que é Expressões Musicais?

 

No site wikepedia diz: Expressão, em música, é o conjunto de todas as características de uma composição musical que podem variar de acordo com a interpretação. Em geral, a expressão engloba variações de andamento (cinética musical) e de intensidade (dinâmica musical), bem como a forma com que as notas são tocadas individualmente (acentuação – staccatto, tenuto, legato) ou em conjunto (articulação ou fraseado). Em geral, o compositor da obra musical fornece na partitura todas as indicações da execução esperada, mas dois intérpretes nunca executarão a música da mesma forma.

 

Mesmo entre duas execuções pelo mesmo intérprete, podem ocorrer pequenas variações.

 

Abaixo vai a tabela das expressões:

 

Termo Significado Andamentos mais freqüentes
Affettuoso com afeto, com sentimento andante, adagio, largo
Con brio ou Con Spirito com vigor, com espírito allegro, moderato, andante
Cantabile cantando, lírico, leve allegro, moderato, andante
Vivace vivo (leve e rápido) allegro
Maestoso majestoso (notas bem marcadas) andante, adagio
Dolce doce (leve e com sentimento) moderato, andante, adagio
Agitato agitado (rápido e dramático) presto, allegro, allegretto
Animato animado presto, allegro
Bruscamente brusco (muito marcado) allegro, presto
Con amore com amor moderato, andante, adagio
Con fuoco com fogo (vivo e agressivo) allegro, presto
Scherzando brincando allegro, andante

3) Dinâmica Musical

Fisicamente, um som musical tem três características: altura, intensidade e timbre. Altura é a frequência do som, indicada pelo compositor pela posição da nota no pentagrama. Timbre é a característica que nos permite distinguir entre uma nota de mesma altura e intensidade produzida por diferentes instrumentos, como, por exemplo, por uma flauta ou por um violino. A intensidade sonora refere-se à energia com que a onda sonora atinge nossos ouvidos. Para indicar a intensidade sonora com que ele quer que uma nota ou trecho musical seja executado, o compositor utiliza uma gradação que vai desde o molto pianissimo (intensidade sonora mínima, quase inaudível) até o molto fortissimo (o máximo de intensidade sonora que se pode obter sem danificar a voz ou o instrumento). As gradações dinâmicas mais frequentes são (da mais fraca para a mais intensa):

 

ppp molto pianissimo
pp  pianissimo
p   piano
mp  mezzo-piano
mf  mezzo-forte
f   forte
ff  fortissimo
fff molto fortissimo

Assim, se uma letra p aparece sobre (ou sob) a nota, isso significa que o compositor quer que a nota seja executada delicadamente; um f significa mais vigor na execução da nota
As variações de intensidade são indicadas por símbolos gráficos na partitura ou através de textos:

Sforzando
Esta marca, colocada abaixo de uma nota na partitura, denota um aumento súbito de intensidade ao longo de uma única nota.
Crescendo
Um crescimento gradual do volume. Essa marca pode ser estendida ao longo de muitas notas, sob a pauta para indicar que o volume cresce gradualmente ao longo da frase musical.
Diminuendo
Uma diminuição gradual do volume. Essa marca, colocada sob a pauta, pode ser estendida por várias notas como o crescendo.

A indicação dinâmica crescendo aplicada a um trecho musical significa intensidade sonora que aumenta gradativamente desde piano até forte, ou desde pianissimo até fortissimo; o contrário é diminuendo.

 

 

Ótima leitura, sobre o assunto de teoria musica: http://www.musicaeadoracao.com.br/tecnicos/instrumentos/dicas/dica60.htm

 

Abraço e até a próxima, com mais novidades no Showbiz, agradeço o carinho e comentários de todos vocês!

 

Dicas e partituras do Showbiz Grátis

Deseja receber dicas e partituras atualizada grátis no seu email. Inscreva-se Abaixo.

Nos respeitamos sua privacidade!