Veja partituras diretamente no computador

Um problema comum enfrentado por músicos que utilizam partituras durante apresentações é a necessidade de mudar as páginas durante a execução de trechos complicados. Normalmente este processo gera alguns problemas, já que o músico é forçado a tirar uma das mãos do instrumento para realizar esta ação, o que pode gerar alguns intervalos desconfortáveis tanto para o artista quanto para quem está ouvindo.

Pensando neste problema comum foi criado o VirtMus, um visualizador de partituras através do computador que permite a músicos ver o que está tocando diretamente na tela de um computador portátil. Com isso, em vez de ter que utilizar a mão para virar uma página, basta a instalação de um pedal USB que permita simular o processo de clicar na tela.

Veja partituras diretamente no computador

Apesar de o objetivo principal do VirtMus ser a visualização de partituras, o programa não se resume somente à isso, oferecendo uma maneira prática de adicionar anotações a trechos importantes. O programa também se mostra uma opção muito mais portátil do que os velhos livros de partituras, além de facilitar a procura por músicas específicas e dispensar o gasto com papel e impressão.

Em um primeiro momento, o programa pode parecer complicado para quem utiliza, e é necessário um pouco de experimentação antes de utilizar o VirtMus com desenvoltura. O primeiro passo é entrar nas configurações do programa e especificar as pastas onde devem ser gravadas as músicas e listas de reprodução que você deseja guardar.

Depois desta etapa você pode começar a adicionar as partituras que deseja exibir na tela do computador – vale mencionar que o programa é um simples visualizador, ou seja, não é capaz de criar partituras totalmente novas. Portanto, será necessário já possuir as partituras no computador, seja em arquivos XML nativos ao programa ou em arquivos PDF.

Adicionar uma nova música é uma tarefa que requer dois passos. Primeiro acesse a opção “Song” e em seguida selecione “New Song”. Isto abrirá um arquivo em branco, em que o usuário não terá a opção de fazer nenhum tipo de edição ou visualização. Para isto, é necessário adicionar páginas de partitura à canção escolhida, processo feito somente quando se seleciona a opção “MusicPage” e em seguida “Add Pages”.

Somente após realizar os passos na ordem acima é que será possível abrir a visualização das partituras presentes no computador, um processo que se mostra pouco intuitivo à primeira vista e que poderia ter sido facilitado pelos desenvolvedores. Depois que a partitura está aberta, basta selecionar a tecla F5 para que esta seja exibida em tela cheia – para trocar de página, um simples clique do mouse é suficiente. via: Baixaki

MuseScore

Dicas e partituras do Showbiz Grátis

Deseja receber dicas e partituras atualizada grátis no seu email. Inscreva-se Abaixo.

Nos respeitamos sua privacidade!