Orquestra Filarmônica de Berlin tocando Scorpions

A Filarmônica de Berlim foi fundada em 1882 na cidade de Berlim por cinquenta e quatro músicos vindos da antiga orquestra Bilsesche Kapelle, fundada em 1862 por Benjamin Bilse. Foi organizada sob o financiamento de Hermann Wolff e seu primeiro regente foi Ludwig von Brenner.

Em 1887, Hans von Bülow, um dos maestros mais conceituados do mundo, assumiu a direção artística da orquestra, estabelecendo-se, a partir de então, a sua reputação. Em poucos anos a filarmônica seria regida por nomes de grande destaque, como Richard Strauss, Gustav Mahler, Johannes Brahms e Edvard Grieg.

Já em 1923, assumia a direção artística Wilhelm Furtwängler, deixando o cargo em 1945. Mesmo durante a Segunda Guerra Mundial, a Filarmônica de Berlim continuou a se apresentar, sendo nesse período, mais precisamente em 1944, que seu antigo edifício-sede fora destruído.

Furtwängler reassumiu o cargo de diretor em 1952, e nele permaneceu até sua morte, em 1954, sendo sucedido por Herbert von Karajan, que dirigiu a orquestra até 1989, quando deixou o cargo poucos meses antes de sua morte.

Karajan fora indicado em 1955 para dirigir a orquestra por tempo vitalício e em sua gestão a Filarmônica de Berlim realizou inúmeras gravações, além de realizar inúmeras turnês.

No ano de 1963, foi construída a Berliner Philharmonie, novo edifício-sede da orquestra, projetado pelo arquiteto Hans Scharoun.

O sucessor de Karajan foi o italiano Claudio Abbado, que expandiu o repertório da orquestra na música contemporânea. Simon Rattle, o atual diretor, fez dessa expansão uma condição para a assinatura de seu contrato com a Filarmônica de Berlim, assumindo o cargo em 2002. Desde que assumiu o cargo, a orquestra é uma instituição pública com poderes de decisão artística e financeira próprios, feito esse conseguido com uma alteração das leis em 2001.

Dicas e partituras do Showbiz Grátis

Deseja receber dicas e partituras atualizada grátis no seu email. Inscreva-se Abaixo.

Nos respeitamos sua privacidade!

Marvio Rocha

Nos somos um site apaixonado por música. Compartilhamos a arte de exprimir sentimentos através do som a mais de 9 anos. Junte se a nos!

  • Alessandro Munawek

    Cara!! por favor é assim: Orquestra Filarmônica de Berlim.

    um abraço

    • Opa foi corrigido! Obrigado pela sugestão!

  • ricardo vieirade mat

    procuro por jacob wesman, ouvi dizer que era musico, da orquestra de berlin